quarta-feira, 10 de junho de 2009

Phil Spector e sua ficha

O Departamento Correcional da Califórnia divulgou nesta quarta-feira (10) as fotografias que constam na ficha criminal de Phil Spector. O produtor musical, que já trabalhou com Beatles e Ramones, está preso na Penitenciária do Condado de Kern após ter sido condenado a pelo menos 19 anos de reclusão pelo assassinato da atriz Lana Clarkson.

Anunciada em 29 de maio, a sentença afirma que Spector deve passar um mínimo de 19 anos na cadeia até se tornar apto a pleitear a liberdade condicional. Se não conseguir a condicional, ele deve passar o resto da vida atrás das grades.

Phil produziu o álbum “End of the Century”, dos Ramones. Na época, o que era para ser o clássico definitivo dos Ramones não teve bem esse resultado. O disco conseguiu desagradar aos fãs e a Johnny, Dee Dee e Marky. O único satisfeito com o disco, além do próprio produtor, foi Joey, um eterno apaixonado pela sonoridade pop dos anos 60 e fã do produtor.

Reza a lenda, que certa vez, Phil Spector convidou a banda para passar um tempo na casa do produtor, que na verdade acabou meio que 'seqüestrando' os Ramones. Durante a gravação do LP, Johnny quase mandou tudo a PQP já que teve que repetir o primeiro acorde de Rock'n'Roll High Scool diversas vezes até que o produtor aprovasse o som que ele queria. (Esta e outras história sobre a gravação do disco estão do documentário “End of the Century”)

Uns 10 anos antes, lá por Novembro de 1968 Os Beatles estavam quase entrando em colapso e apesar do Álbum Branco estar sendo considerado um dos melhores discos do grupo, o clima de tensão das gravações geraram desavenças.

Nessa época Phil produziu o disco 'Let it Be', mas John Lennon estava mais interessado com sua 'new life' com Yoko Ono e seus álbuns experimentais, George Harrison também começou a embarcar na onda de discos solo, Ringo decidiu se aventurar a fazer cinema. Só Paul McCartney ainda tinha o sonho de manter o grupo unido, e numa tentativa desesperada da façanha, Teve a idéia do projeto 'Get Back'.


Sobre o crime:

Clarkson, 40, atriz de filmes-B (de baixo orçamento), morreu por um tiro na boca, disparado do revólver de Spector. O episódio ocorreu no castelo em que o produtor morava, em 3 de fevereiro de 2003. Os dois haviam se encontrado horas antes em uma casa noturna de Hollywood.

O produtor negou o crime, mas não se apresentou para testemunhar em nenhum dos dois julgamentos. Ele vem sendo mantido sob custódia desde a condenação em 13 de abril.

A promotoria afirma que o tiro que matou Clarkson faz parte de uma série de ameaças com armas e violência que Spector cometera contra mulheres nos últimos 20 anos em ataques de fúria.

Já os advogados de Spector alegaram que a atriz estava deprimida pelo fracasso de sua carreira e, por isso, cometera suicídio.

Spector teve uma infância atormentada. Seu pai cometeu suicídio, sua irmã passou anos internada em sanatórios e ele próprio sofria de depressão severa. Pouco antes do assassinato de Clarkson, Spector afirmou a um jornalista britânico, em uma de suas raras entrevistas, que sofria de personalidade bipolar e que havia "demônios lutando dentro de mim".

*Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário