terça-feira, 16 de junho de 2009

Disco de infância

Pela mais clara e forte influência do meu pai, eu ouvia Simon and Garfunkel na infância. Quase 20 anos depois de conhecer esses caras, acabo de transferir o disco 'Bridge Over Troubled Water e outros sucessos' para minha humilde coleção de discos.

Pode parecer precoce, mas esse disco era um dos que eu mais ouvia antes de descobrir as rádios em AM e suas programações esportivas. O LP é muito bom mesmo, e só tem clássicos da dupla.

De acordo com uma crítica de Sidney Rezende, em 1969, Simon e Garfunkel eram dois dos artistas mais populares do mundo. Segudno ele, naquele ano a dupla já havia terminado a gravação de seu último álbum de estúdio, "Bridge Over Troubled Water", que veio a ser lançado somente em janeiro de 1970.

Rezende lembra que Paul Simon e Art Garfunkel iniciaram uma turnê pelos Estados Unidos antes que o álbum chegasse às prateleiras das lojas. "A dupla resolveu gravar algumas dessas apresentações, que dariam origem ao seu primeiro álbum ao vivo. Acontece que, após o lançamento de "Bridge Over Troubled Water", a dupla se desfez e o tal disco ao vivo foi abortado", lembra.

O álbum 'Bridge over Troubled Water' foi lançado no dia 26 de Janeiro de 1970 e chegou a número um nas paradas da Billboard Hot 100 no dia 28 de Fevereiro de 1970 e lá permaneceu por seis semanas.

O legal é que Elvis, Johnny Cash, Roy Orbison, Elton John, The Jackson Five e outros grandes nomes da música mundial gravaram 'Bridge over Troubled Water'.

Mas os 'outros sucessos' do disco seguem e são verdadeiros cássicos. Meus destaques ficam por conta de 'Mrs. Robinson', 'Cecilia', 'Scarborough Fair' e 'El Condor Pasa'.

Os Caras

Simon and Garfunkel foi uma conhecida dupla norte-americana de folk-rock dos anos de 1960, formada por Paul Simon e Arthur 'Art' Garfunkel. Os dois se conheceram ainda no colégio, em 1953, quando interpretaram em uma encenação de Alice no País das Maravilhas, em que Simon interpretava o Coelho Branco e Garfunkel como o Gato de Cheshire).

Filhos da comunidade judaica do Brooklin, em Nova York, em 1957, formaram a dupla adolescente Tom and Jerry, e conseguiram um relativo sucesso com o hit "Hey Schoolgirl". No início dos anos de 1960, a parceria momentaneamente se desfez, quando Paul Simon foi cursar a Faculdade de Letras, mas em 1963 voltaram a trabalhar juntos.

A Separação

Ao mesmo tempo, a relação de Simon & Garfunkel começou a desgastar-se. Seu último álbum, Bridge Over Troubled Water, de 1970, foi marcado por desavenças devido diferenças artísticas entre ambos. A canção título foi um sucesso espetacular e a separação logo em seguida lamentada pelos fãs. Contudo, em meados dos anos de 1970, reataram a amizade e chegaram a colaborar mutuamente em músicas solo de cada um. Em 1981 reencontraram-se para um mega-concerto no Central Park de Nova York que foi assistido por cerca de 500.000 pessoas, rendendo um álbum duplo ao vivo (comentarei aqui um dia desses).

Discografia

1964: Wednesday Morning, 3 A.M.
1966: Sounds of Silence
1966: Parsley, Sage, Rosemary and Thyme
1968: Bookends
1970: Bridge Over Troubled Water


Lado A
The Sound of Silence
El Condor Pasa
Cecilia
Homeward Bound
The 59th. Street Bridge Song (Fellin Groovy)

Lado B
Bridge over Troubled Water
Mrs. Robinson
Scarborough Fair
The Boxer

Nenhum comentário:

Postar um comentário