domingo, 7 de março de 2010

Morre um Gaúcho

O Rio Grande do Sul acordou mais triste este final de semana. O corpo de músico tradicionalista Leonardo foi sepultado por volta das 17h deste domingo, 7 de março. Parentes, amigos e músicos regionalistas se despediram do cantor no Cemitério Parque Saint Hilaire, em Viamão.

Vítima de complicações decorrentes de uma parada cardíaca sofrida na última quinta-feira, após uma hemodiálise, o músico de 71 anos, morreu na madrugada deste domingo, deixando uma obra que inclui algumas das canções mais conhecidas do repertório gauchesco, como Céu, Sol, Sul, Terra e Cor, Tertúlia e Viva a Bombacha. Esta, cantada pelo menos uma vez por ano, na Semana Farroupilha, em todo o primeiro grau (ensino fundamental).

Céu, Sol, Sul, Terra e Cor

Eu quero andar nas coxilhas
sentindo as flexilhas
das ervas do chão
Ter os pés roseteados de campo
ficar mais trigueiro
que o sol de verão
Fazer versos cantando as belezas
desta natureza sem par
E mostrar para quem quiser ver
um lugar pra viver sem chorar

(É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor)

Eu quero me banhar nas fontes
e olhar o horizonte com deus
E sentir que as cantigas nativas
continuam vivas para os filhos meus
Ver os campos florindo e crianças
sorrindo felizes a cantar
E mostrar para quem quiser ver
um lugar pra viver sem chorar

Nenhum comentário:

Postar um comentário