terça-feira, 4 de agosto de 2009

Legião Urbana

Lançado em 1984 pela EMI, o primeiro LP da Legião Urbana não passa de um primeiro LP de uma grande banda. Abre com o clássico “Será” e segue com os destaques para “Ainda é cedo” e “Geração Coca-Cola” no lado A. Para muitos, “Soldados”, “Teorema” e “Por Enquanto” são fortes hinos. Eu descordo e creio que eles não passam de um bom Lado B.

“Geração Coca-Cola” e “A Dança” são do tempo do Aborto Elétrico, banda formada por Renato Russo, Flávio Miguel*, Fê Lemos e André Pretorius. Certa vez Renato Russo disse que “Será” era perfeita para abrir shows, pois as pessoas a conheciam de cór e as faziam pular, etc, etc...

Já nas primeiras linhas do LP: “Tire suas mãos de mim, Eu não pertenço a você, Não é me dominando assim, Que você vai me entender, Eu posso estar sozinho, Mas eu sei muito bem aonde estou, Você pode até duvidar, Acho que isso não é amor.” Até quem não gosta de Legião conhece essa estrofe do Rock Brasil dos anos 1980.

Na sequência do lado A, “A Dança”, “Petróleo Do Futuro”, “Ainda É Cedo”, que ganhou um video clip artesanalmente produzido, “Perdidos No Espaço” e “Geração Coca-Cola”, que virou hit/hino da galera esquerdista dos anos 1980 e 1990. Versões ao vivo de “Ainda É Cedo” ganharam novas roupagens ao longo do tempo, com citações de “Gimme Shelter”, “I Can´t Get No” e “Rock Around The Clock”.

Pra fechar, no Lado B, uma excelente linha de baixo comandada por Renato Rocha em “O Reggae”,
“Baader-Meinhof Blues” que fez parte do Acústico MTV, gravado em 1992, “Soldados”, que segundo alguns, tem algo em duplo sentido, num debate homossexual, “Teorema” gravado pelo Ira! anos mais tarde, e “Por Enquanto” regravado pela Cássia Eller.

Lado A
1. Será
2. A Dança
3. Petróleo Do Futuro
4. Ainda É Cedo
5. Perdidos No Espaço
6. Geração Coca-Cola

Lado B
7. O Reggae
8. Baader-Meinhof Blues
9. Soldados
10. Teorema
11. Por Enquanto




*Segundo o Caderno Perdido do Renato Russo, publicado parcialmente pela revista Bizz na edição 142, Flávio Lemos, do Capital Inicial, ex-Aborto Elétrico, assinava como Miguel, em seu segundo nome.

**“Você com as suas drogas
E as suas teorias
E a sua rebeldia
E a sua solidão
Vive com seus excessos
Mas não tem mais dinheiro
Pra comprar outra fuga
Sair de casa então
Então é outra festa
É outra sexta-feira
Que se dane o futuro
Você tem a vida inteira
Você é tão esperto
Você está tão certo
Mas você nunca dançou
Com ódio de verdade.”

** A Dança
***Foto: Divulgação

Um comentário:

  1. Pois é...Eu amo o Legião!!!
    È impossível não sentir saudade. Até quem não pode viver a década de 1980 sente saudade. Lembro, ainda bem criança,que meus colegas já adolescentes ficavam horas decorando Faroeste, Eduardo e Mônica...Será. As canções são repetidas até hoje, com a mesma paixão. A minha preferida é Monte Castelo, mas tenho outras preferidas porque uma somente é impossível...é como escolher uma estrela. A Legião è de Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Bonfá...minha, sua...nossa. É o maior caso de popularidade do rock nacional. O retrato da então juventude brasileira...Que encanta até os que não tiveram a oportunidade de viver esses momentos dentro da História.
    Aline Rochedo

    ResponderExcluir