
O 1º Disco a gente nunca esquece, ainda mais se temos uma banda que grava um disco ! Tenho um teoria sobre o 1º disco das bandas. Em sua infinita maioria, é o melhor da carreira. Se este, do Capital Inicial, não for o melhor dos caras, com certeza está entre os três primeiros.
Gravado em 1986 pela Polygram, as 11 canções são algumas sobras do "Aborto Elétrico" e músicas criadas especialmente para o disco. O "Aborto", como é de conhecimento geral dos fãs do rock de Brasília-DF, tinha os irmãos Fê e Flávio Lemos e Renato Russo em sua formação original. Após diversas passagens clássicas do grupo e uma briga entre Fê e Renato durante um show a banda acabou.
Daquela época, algumas músicas ficaram com o Capital e outras com o Legião. Os maiores sucessos do Capital estão nesse LP. Entre eles, Música Urbana, Fátima e Veraneio Vascaína, que tem a participação do Renato na composição.
A direção musical é do Bozo Barretti, que acabou se juntando ao grupo uns discos depois. O mais legal da história é que este, é um LP com letras políticas e contestadoras, mas nas fotografias do encarte, Dinho Ouro Preto, Loro Jones, Fê e Flávio Lemos parecem modelos saídos diretamente das passarelas de Londres.
Lado A
01. Música Urbana
02. No Cinema
03. Psicopata
04. Tudo Mal
05. Sob Controle
06. Veraneio Vascaína
Lado B
07. Gritos
08. Leve Desespero
09. Linhas Cruzadas
10. Cavalheiros
11. Fátima